A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem.

Apresentação

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) é um serviço oferecido pela Faculdade PROCESSUS aos seus estudantes, com a finalidade de apoiar os discentes de ambos os campi, em seu desempenho acadêmico, tendo vista seu desenvolvimento como ser humano, sua capacitação profissional e o exercício da cidadania, por meio de ambiente de harmonia, respeito mútuo e democracia, conforme a missão e os princípios decorrentes da Instituição.

objetivo

Acompanhar o processo de aproveitamento do aprendizado dos estudantes de todos os segmentos do corpo discente, diagnosticar dificuldades e indicar soluções apropriadas, promovendo parcerias com o corpo docente, integração com a comunidade educativa e eventual encaminhamento de situações que demandam intervenção de especialistas.

Ações permanentes/ específicas

  • Recepcionar os alunos ingressantes na Instituição;
  • Divulgar a existência do NAE e as possibilidades de contribuição do Núcleo para a formação continuada dos estudantes
  • Participar nas entrevistas de seleção de alunos bolsistas, quando solicitado;
  • Acompanhar o estudante no que diz respeito ao seu ingresso na instituição e suas condições de permanência na IES por meio da divulgação de suas normas;
  • Acompanhar o estudante de todos os semestres quanto a sua evolução acadêmica, no que tange a: o desempenho acadêmico, a frequência, as motivações, etc.
  • Promover orientações acadêmicas às turmas ou indivíduos, quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de curso;
  • Atender às dificuldades de aprendizagem e relacionamentos nas salas de aula;
  • Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante quanto aos ajustes ao corpo discente e docente;
  • Orientar os estudantes nas situações que envolvem relacionamentos interpessoais fora da instituição, como por exemplo, nas suas relações familiares ou de trabalho.
  • Encaminhar os estudantes a instituições e profissionais especializados, para fins de diagnóstico e intervenção, quando necessário;
  • Elaborar e atualizar constantemente lista de profissionais e instituições credenciados para encaminhamento dos necessitados;
  • Promover a interface dos trabalhos do NAE com o diálogo permanente com os docentes (NAP) sobre as necessidades psicopedagógicas dos estudantes, orientando-os quanto à conduta apropriada;
  • Planejar as atividades do núcleo com vistas a atender as demandas sugeridas pelos estudantes nos respectivos campi;
  • Atuar na articulação dos cursos de nivelamento de alunos ingressantes nas áreas de maior necessidade;
  • Propor ações dirigidas aos alunos egressos com o intuito de reconhecer a importância deste segmento para o aperfeiçoamento do trabalho acadêmico;
  • Reunir informações sobre os atendimentos prestados e transmiti-las, sistematicamente, aos diretores e coordenadores de curso, assim como os encaminhamentos dados e resultados dos trabalhos do núcleo, de modo periódico.

Do Atendimento

O agendamento para atendimento do estudante no NAE poderá ser requisitado pelo próprio ou por encaminhamento de professor ou coordenador do curso. A entrevista deve ser agendada com a secretaria do curso ou com a responsável pelo Núcleo.

psicopedagoga responsável

Juliene Azevedo Oliveira

Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2002), Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2005), Doutoranda em Ciências da Saúde (UNB). Docente das Faculdade Processus. Coordenadora do Núcleo de Atendimento (NAE) ao Aluno e Professor (NAP). Psicóloga – Clínica de Orientação Psicopedagógico da Clínica CEDDA. E Psicóloga Militar da Força Aérea Brasileira – FAB. Consultora de Recursos Humanos da Fenasbac

PROBLEMAS COM LEITURA E ESCRITA?

Uma explicação clara sobre dificuldades na aprendizagem que envolvem a DISLEXIA pode ser encontrada AQUI.
Em casa caso de dúvidas, procure o SAP. Você é sempre bem vindo(a)!

planejamento NAE 2019/2

Asa Sul

Data Evento
03/08 Boas-vindas aos alunos do Matutino e Noturno
04/09 Setembro Amarelo

Àguas Claras

Data Evento
04/08 Boas-vindas aos alunos do Matutino e noturno
05/09 Setembro Amarelo

Programa de Acompanhamento de
Alunos Egressos da PROCESSUS – PROJOIA

O que é?

O Programa Jóia Rara – PROJOIA, é uma iniciativa da Diretoria de Graduação,tendo como objeto os ex-alunos dos cursos de graduação, visando acompanhar a consolidação dos cursos já existentes, bem como a expansão da Instituição.

Esse programa apresenta e permite uma relação estreita com o ensino de graduação e o mercado, através do contato com os egressos de todos os cursos. Entende-se por egresso o aluno que concluiu um curso de graduação do Processus, excluindo os alunos transferidos, evadidos e jubilados.

Assim como o atual aluno do Processus, o nosso egresso também contribuirá para construir uma Instituição cada vez melhor e comprometida com a sociedade brasileira.

Ex-aluno da Processus

Você, ex-aluno, terá aqui o espaço para interagir com os seus colegas da Instituição.
A princípio, você deve preencher o questionário abaixo, para podermos saber da sua situação atual. A sua resposta é de grande importância para melhorarmos a nossa universidade.

Questionário

Pular para a barra de ferramentas